O QUE DIZ A MÍDIA
19/11/2021 - Pelo menos 6 estados dão início a reforço estendido
Com o anúncio da ampliação da dose de reforço para todos os adultos acima de 18 anos feito pelo Ministério da Saúde, os estados já começam, de forma gradativa, a adotar a nova orientação.
Antes, o reforço era destinado a idosos, imunossuprimidos — pessoas com baixa imunidade, isto é, com câncer, HIV ou transplantadas, por exemplo — e profissionais de saúde. O intervalo, que antes era de seis meses, também mudou e passou para cinco meses.
Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Mato Grosso do Sul já ampliaram a imunização. As cidades do Rio de Janeiro já começaram a receber vacina para a ampliação. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunicou o envio de mais de 700 mil doses da Pfizer para 86 cidades.
Na Capital, todas as pessoas com 18 anos ou mais que já completaram cinco meses desde a segunda dose podem procurar o posto para tomar a terceira já a partir de hoje, anunciou a Secretaria municipal de Saúde.
A Prefeitura do Rio divulgou calendário para imunização de pessoas com mais de 55 anos e idosos, que têm prioridade nos postos.
Veja as datas no município do Rio: 29 de novembro a 4 de dezembro - 59 anos ou mais 6 de dezembro a 11 de dezembro - 58 anos ou mais 13 de dezembro a 18 de dezembro - 57 anos ou mais 20 de dezembro a 23 de dezembro - 56 anos ou mais 27 de dezembro a 4 de janeiro - 55 anos ou mais O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a partir desta quinta podem receber a terceira dose todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho. Em dezembro, podem se vacinar as pessoas com esquema completo em julho.
Com a mudança, 710 mil pessoas já estão aptas a receber a vacina. No estado, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde: Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca. Na capital, porém, a vacinação será apenas com a Pfizer.
Veja as datas no município de São Paulo para os próximos dias: A partir desta quinta (18): adultos com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose da vacina até o dia 27 de abril poderão receber a imunização complementar.
A partir desta sexta (19), serão vacinados com o reforço aqueles que tomaram a segunda dose até o dia 17 de junho.
Nesta quinta, também começam a receber o reforço os professores com mais de 40 anos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose há cinco 5 meses.
O Ministério da Saúde recomenda que a terceira dose seja, preferencialmente, da Pfizer, já que diversos estudos mostram que o imunizante que usa a tecnologia do RNA mensageiro promove maior resposta imunológica. Na falta dessa vacina, AstraZeneca ou Janssen podem ser administradas.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou, na tarde desta quinta, que, de acordo com a Nota Técnica enviada pelo Ministério da Saúde em 17/11/21, está orientando os municípios a aplicarem, a partir desta data, uma dose de reforço da vacina contra Covid-19 para todos os adultos.
Em Pernambuco, os municípios já estão autorizados a iniciar a aplicação da dose de reforço no público de 18 a 54 anos, 5 meses após a finalização do esquema vacinal.
A Comissão Intergestores Bipartite definiu que o intervalo de 4 meses, pactuado anteriormente, permanecerá para os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos. Todos os sul-mato-grossenses com idade acima de 18 anos também estão autorizados a tomar a dose de reforço. Hoje, Mato Grosso do Sul tem mais 507 mil doses disponíveis.
A Secretaria de Saúde de Goiás também informou que seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), recomendou aos 246 municípios que iniciem de imediato a aplicação da dose de reforço às pessoas com 18 anos ou mais, conforme o intervalo definido pelo MS.
Para breve A maior parte dos estados está se organizando para adotar a diretriz, como o Rio Grande do Sul, que informou que o assunto será tratado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, em conjunto com o Cosems, na tarde de hoje.
Já o governo do Acre informou que está organizando mutirões de vacinação a partir deste final de semana. No Amazonas, a terceira dose também começará a ser aplicada neste final de semana. O estado foi um dos escolhidos pelo Ministério da Saúde para realizar no sábado, a partir das 8h, a campanha nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19.
A Secretaria da Saúde do Ceará informou, nesta quinta, que recebeu o Informe Técnico do Ministério da Saúde oficializando a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em toda a população adulta. O estado não informou uma data para o início da administração do reforço, mas disse que a aplicação deverá ocorrer por faixa etária descrescente, condicionada ao envio das doses pela pasta.
Outros estados aguardam a chegada de mais doses ou o compromisso do Ministério da Saúde em relação ao envio para começar a ampliação, como Paraná e Minas Gerais. Segunda dose O Ministério da Saúde informou que a campanha de Mega Vacinação que começa neste sábado, dia 20, terá evento simultâneo em seis capitais do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Curitiba, Brasília e Salvador. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estará no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, e os secretários da pasta nas outras capitais.
De acordo com o ministério, cerca de 21 milhões de pessoas perderam o prazo para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o equivalente a 9,81% da população brasileira. Também devem procurar os postos de vacinação quem precisa tomar a dose de reforço, autorizada para os que completaram o ciclo de imunização há pelo menos cinco meses. São 9,3 milhões de brasileiros aptos a tomarem a terceira dose.
Fonte: O Globo