APM na Imprensa

02/10/2018 - Programação Cultural do Parque Vicentina Aranha em São José

Por: Portal R3 - 02/10/2018

No mês de outubro, a Programação Cultural do Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, fala sobre a empatia como um antídoto para o individualismo. A exposição Hiroshima e Nagasaki resgata erros do passado para enxergar o futuro com mais clareza. O projeto Cidade em 4 Tempos e as ações do projeto Lixo Zero promovem novas visões sobre consumo e responsabilidade social e ambiental.

Amanhã (02) às 19h30, ocorre a abertura da exposição Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer! O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques, e outros milhares sofreram graves sequelas pela exposição à radiação.

A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadako Sasaki, personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz.

Com a realização da Associação Paulista de Medicina – Regional São José dos Campos, todo o acervo da mostra veio diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima, e reúne 30 pôsteres com imagens e textos informativos. A visitação ocorrerá de 03 à 28/10 das 09h às 21h, no Pavilhão São José.

A organização da sociedade civil autônoma Instituto Lixo Zero Brasil representa no país a Zero Waste International Alliance – movimento internacional de instituições que desenvolvem os princípios de Lixo Zero no mundo.

Lixo Zero é um conceito de vida, no qual o indivíduo e, consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte passam a refletir e tornam-se conscientes dos caminhos e das finalidades de seus resíduos antes de descartá-los. Nesse contexto, as responsabilidades pertencem a indústrias, comércio, consumidores e governo.

O Cidade em 4 Tempos reúne no dia 21 (quinta) às 19h, três especialistas para um diálogo sobre o Lixo Zero, na ótica do desenvolvimento sustentável.

São eles: Leonardo Magno, Coordenador do Movimento Lixo Zero SJC, membro do Instituto Lixo Zero Brasil, empreendedor e sustentabilista; Ronaldo Madureira, Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura do município; Lincoln Delgado, Presidente do Conselho Municipal (SJC) de Meio Ambiente, advogado e ambientalista; com a mediação de Patricia Ioco, Gestora de Projetos Culturais da AFAC que, como comunicóloga, atuou por 9 anos como produtora executiva do Programa Repórter Eco da TV Cultura. Também foi assessora de projetos como Protegendo as Águas e Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

No domingo (21) das 09h às 12h, o Parque recebe a Semana Lixo Zero, uma Plataforma de Mobilização Social por nichos. Nela, a sociedade é convidada para discutir sobre o consumo e a responsabilidade sobre os resíduos provenientes desse consumo. É uma proposta de caráter sistêmico, multidisciplinar, em que diversos segmentos, organizações e cidadãos mobilizam-se pela meta lixo zero.

Na programação, uma Feirinha de Troca-Troca de roupas e acessórios. O Troca-Troca é uma iniciativa da consultora de estilo sustentável Mara Débora para que as pessoas tenham a oportunidade de trocar as peças que não usam por outras. Assim, as roupas e acessórios ganharão uma vida útil a mais no armário de outra pessoa. Também no domingo (21) às 10h, a Feira Agroecológica do Parque sedia uma Roda de Conversa e Prática sobre Compostagem Doméstica.

A compostagem doméstica ou caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo em pequena escala, que têm impacto significativo e grande importância para a solução de problemas ambientais contemporâneos, exercendo papel importante na preservação do meio ambiente.

Além de colocar a mão na massa, os participantes também receberão dicas de paisagismo. Com Karina Gonçalves de Almeida, Bióloga pela UFSCar Sorocaba, Pós graduanda em Gestão de Negócios.

Trabalhou no Aterro sanitário municipal como educadora ambiental e é membro da Juventude Lixo Zero de São José dos Campos; e Mário S. Soléo Scalambrino, arquiteto paisagista e professor de Planejamento e Gestão Ambiental Urbana na FATEC Jacareí.

Coordena o Núcleo de Alfabetização Ecológica, Permacultura e Agroecologia Urbana e é Sócio fundador do Casulo Lares Vivos e Saudáveis. Pós-graduado em Sustentabilidade Integral pelo Instituto Visão Futuro e certificado em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education.

Semana no Parque

No sábado (06), o Vicentina Qualidade de Vida apresenta uma Aula Aberta de Pilates Solo às 09h30 e Danças Circulares às 10h – para participar de ambas atividades, basta comparecer.

Devido às eleições gerais no Brasil dia 7 de outubro de 2018, neste domingo o Parque estará aberto normalmente das 05h às 22h, porém não haverá apresentação do projeto Música no Parque e não ocorrerão os projetos Quadradinhos que Acolhem e Feira de Artesanato Mãos e Arte. A Feira de Alimentos Agroecológicos NaturalMente segue confirmada das 09h às 13h30.

Estão abertas as inscrições gratuitas para uma Oficina de Observação Astronômica. Como parte do projeto Ciência no Parque, a oficina se propõe a apresentar de maneira simples e abrangente, os fundamentos da observação astronômica.

O reconhecimento do céu, a leitura de cartas celestes, as características dos principais corpos do Sistema Solar e dos objetos do céu profundo, visíveis através de instrumentos amadores e o manuseio de binóculos e telescópios, serão abordados com ênfase na prática observacional.

A oficina, que ocorrerá em dois encontros para uma única turma, dias 10 e 17/10 às 19h15 (quartas-feiras), se encerra com uma noite de observação onde os alunos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos, localizando no céu e observando a Lua, planetas, estrelas duplas, nebulosos e aglomerados de estrelas através de telescópios de variadas configurações e tecnologias.

Com Wandeclayt Melo, Especialista em Vídeo de Alta Velocidade no Laboratório de Registro de Imagens do Instituto de Aeronáutica e Espaço e Instrutor de Astronomia de Posição e Observação no Observatório Astronômico do IAE. Inscrições gratuitas pelo telefone (12) 3911 7090.

Na terça-feira (09) às 19h, o Cinema no Parque exibe o impactante The Square – A arte da discórdia (2017). Nele, o roteirista e diretor sueco Ruben Östlund parte do mundo das artes plásticas para falar das pequenas e grandes hipocrisias que marcam nossas dinâmicas afetivas e políticas.

Atual e emblemático, The Square nos leva aos limites da arte, da ética da publicidade e das divergências entre o que a arte representa. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.