ÚLTIMAS

26/06/2017 - Projeto Idoso Bem Cuidado prestes a entrar no ar

GRUPOS DE TRABALHOREALIZAM DEFINIÇÕES ASSISTENCIAIS E TECNOLÓGICAS ANTES DE COMEÇAR TESTES

O desenvolvimento do projeto Idoso Bem Cuidado segue a todo vapor. Atualmente, os dois grandes grupos de trabalho fazem as últimas definições antes de colocar um piloto em teste, o que deve ocorrer no fim do mês de julho. Os profissionais focados na parte assistencial estão definindo as perguntas que irão fazer parte da entrevista com os pacientes, para que haja uma padronização no atendimento do idoso na saúde suplementar brasileira.

Enquanto isso, o grupo tecnológico prossegue com o desenvolvimento da plataforma que irá sustentar o projeto. Conforme explica Paulo Salomão, CEO da Data Opera (que está à frente dessa parte), estão sendo contatadas empresas de Tecnologia da Informação, de credibilidade e grande porte, para serem parceiras na empreitada. Até a segunda semana de junho, tudo já deverá estar alinhado.

O piloto será realizado em parceria com a Unimed Ceará. “Eles já possuem um Registro Eletrônico de Saúde (RES), mas diferente do nosso. Vamos definir quais dados possuem e batem com os nossos 47 dados mínimos portáveis, que estão sendo definidos pelo grupo assistencial, para absorvermos no nosso RES. O sistema será hospedado no mesmo servidor que a Associação Paulista de Medicina (APM) opera, para garantir mais facilidade e credibilidade. Já a versão final do Idoso Bem Cuidado deve começar a funcionar a partir do fim de agosto”, relata Salomão. Antonio Carlos Endrigo, diretor de Tecnologia da Informação da APM, afirma que o mais importante já existe, que é o plano de desenvolvimento da estruturação do projeto. “Agora, aguardamos pela cara do sistema. Essas empresas parceiras são especialistas em segurança da informação. Como colocaremos os dados dos idosos no ambiente digital, é fundamental que as companhias sejam referência nesse ponto”, aponta.

Os profissionais focados na parte assistencial estão definindo as perguntas que irão fazer parte da entrevista com os pacientes

O projeto

O Idoso Bem Cuidado nasceu dentro da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), baseado na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde. Desde abril do ano passado, quando a diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência, Martha de Oliveira, esteve na APM, as entidades estreitaram relações para dar andamento ao projeto. Pelo fato do órgão regulador não poder manter os dados dos pacientes, a Associação foi convidada a participar, já que representa os médicos, que são os maiores responsáveis pela inserção dos dados, e por ter grande credibilidade com a sociedade em seus 86 anos de existência.

Coube à APM, então, a responsabilidade de definir o parceiro que iria desenvolver o portal e o aplicativo com as informações mínimas de saúde do idoso. Nos itens dos termos de compromisso e obrigações da entidade estão o desenvolvimento e a implementação das medidas de controle e segurança da informação, de modo a garantir a inviolabilidade dos dados dos pacientes.

Conforme explica Endrigo, o Idoso Bem Cuidado irá facilitar a rotina de atendimentos dessa população, visto que haverá acesso a um ambiente único, que reunirá todas as informações clínicas e histórico médico. “Quando o idoso for a um hospital, clínica ou laboratório, poderá conceder o acesso aos médicos e outros profissionais de Saúde, que conhecerão melhor seu paciente. Isso também auxiliará o profissional, que poderá tomar a melhor decisão durante os atendimentos, e racionalizará o sistema, evitando a realização duplicada de exames, por exemplo.”

 

I Workshop de Saúde Digital – Segurança de dados

Em tempos de avanços tecnológicos vertiginosos, às vezes perdemos o contato com as questões relativas à segurança no ambiente digital. Com diversos casos de roubos de dados, invasões de hackers e exposição de conteúdo particular ocorrendo, é fundamental que a sociedade discuta as medidas que podem ser tomadas para garantir a privacidade do cidadão que acessa informações on-line. Nesse sentido, e também pensando no projeto Idoso Bem Cuidado, a APM organizou o I Workshop Saúde Digital: segurança de dados, no final de abril. Especialistas de grandes empresas debateram temas importantes para a Saúde, como Hackers mais ativos, combate mais efetivo; Dados sensíveis, como protegê-los?; Evolução tecnológica, aliada da saúde?; Saúde, um ecossistema protegido?; Direito Digital; A importância da certificação digital; e O futuro digital. Relembre alguns a seguir.

  I

II

III

Matéria Publicada na Revista da APM - edição 689 - junho 2017