SAÚDE E SOCIEDADE
10/08/2021 - Publicações no Diário Oficial da União 10/08/2021
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União, desta terça-feira (10), portaria instituindo Câmara Técnica Assessora, para o enfrentamento da Mielomeningocele no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Tem a finalidade de promover discussões, avaliar e propor medidas, por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências, visando ao aperfeiçoamento de ações estratégicas e ao auxílio técnico científico para a tomada de decisões sobre questões direta ou indiretamente para a construção de uma linha de cuidado para subsidiar nas ações e na implementação da Atenção Integral à Saúde da Criança com Mielomeningocele.
Compõem a Câmara Técnica Assessora, para o enfrentamento da Mielomeningocele no âmbito do SUS:
I - Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS):
a) Secretário de Atenção Primária à Saúde;
b) Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES);
c) Coordenação Geral de Ciclos de Vida (CGCIVI);
d) Um representante da Coordenação de Saúde das Mulheres e um representante da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno.
II - Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES):
a) Um representante do Departamento de Atenção Especializada e Temática - DAET/SAES
b) Um representante do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência - DAHU/SAES
c) Um representante do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistema - DRAC/SAES
III - Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE):
a) Um representante do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde - DGITS/SCTIE
IV - Um representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS
V - Um representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS
VI- Um representante da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP
VII- Um representante da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO
VIII - Um representante da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP
V - Cinco especialistas e pesquisadores convidados conforme, Anexo I.
A íntegra do documento consta no anexo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou no Diário Oficial da União, desta terça-feira (10), instrução normativa que altera norma anteriormente publicada que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação complementares a Gases Substâncias Ativas e Gases Medicinais, para que o prazo para entrada em vigor das regras previstas para o controle de rastreabilidade das válvulas e cilindros utilizados para envasar oxigênio medicinal, passa a ser de 12 meses após o fim da situação de emergência em saúde pública provocada pela Covid-19.
Também foi publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta data, edital de chamamento público para recolher contribuições ao draft do Guia CONTINUOUS MANUFACTURING OF DRUG SUBSTANCES AND DRUG PRODUCTS - Q13, do International Council for Harmonisation (ICH).
Este Edital de chamamento se destina a qualquer interessado pelo tema abordado no draft do guia Q13 - CONTINUOUS MANUFACTURING OF DRUG SUBSTANCES AND DRUG PRODUCTS do ICH, em especial fabricantes e importadores de fármacos e medicamentos, professores e pesquisadores da área, demais profissionais e pessoas físicas e jurídicas envolvidas com o desenvolvimento, implementação, ciclo de vida de produtos e produção farmacêutica.
A produção contínua (continuous manufacturing, CM) tem potencial de melhorar a eficiência, a agilidade e a flexibilidade da produção de fármacos e medicamentos. Nos últimos anos, as agências reguladoras têm observados mais companhias engajadas no desenvolvimento e implementação da CM. Embora o arcabouço regulatório atual permita a comercialização de produtos usando a tecnologia da CM, a ausência de orientações regulatórias específicas sobre CM pode ser um desafio para a implementação, aprovação regulatória e gerenciamento do ciclo de visa, especialmente para produtos a serem comercializado internacionalmente. Um guia do ICH pode facilitar a harmonização e reduzir as barreiras para a adoção da tecnologia da CM.
Diante do exposto, visando apresentar orientações quanto a conceitos e definições, abordagens científicas e expectativas regulatórias sobre CM, o grupo de experts do ICH elaborou o guia Q13 - CONTINUOUS MANUFACTURING OF DRUG SUBSTANCES AND DRUG PRODUCTS, cuja versão draft publicada em 27/07/2021 no portal do ICH é o objeto do presente Edital de chamamento.
A participação deve se dar pelo envio de contribuições em formulário eletrônico específico, disponível no ambiente pesquisa.anvisa.gov.br. O prazo para participação neste Edital é de 120 dias a partir de sua publicação.