ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25/03/2021 - São Bernardo do Campo debate sexualidade feminina em evento on-line
Dando continuidade às comemorações ao mês da mulher, a Associação Paulista de Medicina – São Bernardo do Campo e Diadema realizou, na última segunda-feira (22), o webinar “Sexualidade Feminina: do pudor ao poder”.
A presidente da Regional, Thereza Christina M. Godoy, foi a mediadora do evento, e Eliano Pellini, professor de Ginecologia e chefe do Setor de Saúde e Medicina Sexualida Faculdade de Medicina do ABC, foi o palestrante convidado.
Do pudor ao poder
Pellini começou sua palestra falando sobre a nova mulher que vive nos dias de hoje, que fez uma viagem do pudor vivido dos anos 1930 até 2010 e questiona se o processo de chegar ao poder causa orgulho ou preconceito e desconhecimento. “Será que esse processo de sair do pudor e chegar ao poder traz orgulho ou preconceito? Ou as mulheres ainda não sabem o poder que realmente têm?” questiona.
“Para a mulher, datas são muito importantes ao longo de sua vida, da menarca, menopausa, primeiro filho, primeira relação e, provavelmente, a data em que será feliz. Apesar de a mulher saber de seu poder, ela ainda tem insegurança, preconceito e desconhecimento sobre seu corpo, fluxo hormonal, desempenho e qualidade sexual”, afirma.
Falando em poder, o especialista selecionou cinco deusas gregas, Deméter, deusa da maternidade e dos frutos; Afrodite, deusa da beleza, representando a sexualidade; Medusa, representando poder; Atena, deusa da sabedoria; e Diana, deusa da caça. Também abordou a miscigenação de culturas, com as deusas do candomblé africano - Iemanjá, Oxum, Nanã, Obá e Iansã – que, mesmo com todos os seus poderes, ainda eram submetidas ao poder de uma figura masculina.
“Provavelmente, muitas mulheres querem ser todas elas ao mesmo tempo, mas todas as deusas, mesmo com todos os seus poderes, infelizmente dentro da mitologia grega e da religião, eram submetidas ao poder de um deus”, destaca.
Conquistas
O especialista trouxe ainda uma linha do tempo sobre as conquistas das mulheres ao longo dos anos, como absorvente, pílula anticoncepcional, controle menstrual, vacina anti-HPV, lei Maria da Penha e divórcio, entre várias outras.
A importância da instrução sobre anatomia vaginal, atividade sexual saudável, sexualidade humana, fases da resposta sexual feminina, disfunção sexual, a verdade sobre o desejo das mulheres, corpo feminino e intimidade também foram alguns dos temas abordados na palestra.
Ao final da apresentação, o ginecologista trouxe um vídeo com diversas musas do cinema, desde o cinema mudo ao atual, que tiveram poder na arte e na vida, e que hoje trazem representatividade e força para outras mulheres.
“Gostaria que aproveitássemos este mês para não mais pensar no dia da mulher, mas sim em uma existência sem as mulheres, algo que seria totalmente sem vida, o mundo seria uma chatice e totalmente cansativo. Agradeço de estar falando hoje de uma coisa fascinante, o poder das mulheres”, finaliza.
Notícia relacionada:
23/03/2021 - Profissão médica para a mulher é tema de webinar de São Bernardo do Campo