SAÚDE E SOCIEDADE
17/12/2021 - Saúde na imprensa 17/12/2022
Após aprovação da Anvisa, Ministério da Saúde não dá prazo para iniciar vacinação de crianças
A inclusão de crianças de 5 a 11 anos na bula da vacina da Pfizer contra a covid-19 foi publicada na tarde desta quinta-feira, 16, no Diário Oficial da União. Com esse registro, o Ministério da Saúde está liberado para iniciar a aplicação. A pasta, no entanto, ainda não deu prazo para começar a imunização desta faixa etária, informou o Estado de S. Paulo. Representantes da pasta, da CTAI e de sociedades médicas deverão bater o martelo sobre o tema, após receberem informações do relatório da área técnica da Anvisa sobre segurança e eficácia do imunizante. A vacinação das crianças já vinha sendo discutida em encontros, ocorridos nas últimas semanas, quando os representantes falaram sobre a estratégia de vacinação contra a covid do País para 2022. Não houve, naquele momento, discussão sobre o início da campanha, pois não havia vacina aprovada pela Anvisa. Para acessar a matéria completa, clique aqui.
Debatedores criticam cobranças de valores diferenciados de planos de saúde para idosos
Participantes de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados foram unânimes em criticar a lógica dos reajustes de planos de saúde conforme o envelhecimento, informou a Agência Câmara. Debatedores também criticaram a proposta de se promover reajustes escalonados de acordo com o avanço da idade, e não apenas quando o idoso entrar na última faixa etária do convênio médico.Para a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lígia Bahia, embora pareça vantajosa, a ideia do aumento gradual pode prejudicar muito os segurados no longo prazo, beneficiando apenas as operadoras de planos de saúde.A advogada especialista em Planos de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marina Paulelli, entende que atualmente os convênios já operam com um superávit alto em suas operações e tratam os idosos como clientes indesejados. Deputados que participaram do debate concordaram que a lógica do reajuste é discriminatória e prometeram atuar para reduzir a injustiça.
Fernando Pigatto é reeleito para a presidência do Conselho Nacional de Saúde
O atual presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, foi reeleito para comandar a entidade pelos próximos três anos. A eleição ocorreu no começo da tarde desta quinta-feira (16/12), em reunião em formato híbrido, realizada em Brasília, informou o CNS. Fernando Zasso Pigatto, 50 anos, é casado com Marla Salin Pigatto e pai de Cassiano e Vitor. Nascido em Júlio de Castilhos e residente em Rosário do Sul (RS), é conselheiro nacional desde 2014, representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), é formado em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), trabalhou na agricultura, depois tornou-se comunicador no Jornal Gazeta de Rosário, foi chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Maria, em 2001, assessor no Projeto Consórcio Social da Juventude do Programa Primeiro Emprego do Governo Federal na região metropolitana de Porto Alegre, de 2005 a 2006, e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi eleito presidente do CNS em 2018 e agora, em 2021. Para acessar a matéria completa, clique aqui.
A pauta da Saúde no STF em 2022
O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta sexta-feira (17/12) a pauta do Plenário para o 1º semestre de 2022. Segundo o Jota, a Corte analisa, em fevereiro, se medida do governo que impediu justa causa para não vacinado é válida. Também está previsto o julgamento do chamado “passaporte da saúde”, suspenso no plenário virtual após pedido de vista do ministro Nunes Marques. Em março, discutirá a aplicação do Estatuto do Idoso em contratos anteriores a sua vigência. Também estão previstos para este semestre julgamentos sobre o orçamento impositivo na área de saúde e a ADI sobre a intervenção federal em hospitais do Rio. Para acessar a matéria completa, clique aqui.