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23/02/2017 - SBCM lança pesquisa sobre a saúde do coração da mulher

As doenças cardiovasculares na mulher já ultrapassam as estatísticas dos tumores de mama e útero. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil por dia. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de falecimento, a maior taxa da América Latina.

Preocupada com esse cenário alarmante, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) lançou a campanha Mulher Coração, em julho de 2016, voltada à conscientização do aumento significativo de eventos cardiovasculares entre o gênero feminino. A empresária e presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, é a madrinha da iniciativa.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), a ação estará em destaque em todas as rodovias paulistas. Na véspera, 7 de março, a SBCM fará divulgação à imprensa dos resultados de uma pesquisa realizada com mulheres de todo o Brasil a respeito de seus hábitos e da influência dos mesmos na saúde cardíaca. Para participar, acesse o site http://www.mulhercoracao.com.br/ até 5 de março.

“A iniciativa nasceu da necessidade de informarmos as mulheres sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. Na maioria das vezes, elas não sentem os sintomas comuns, como dores no peito, e, por conseguinte, não valorizam os sinais de possíveis problemas. Aproximadamente 30% dos acidentes cardiovasculares acontecem entre a população feminina, no Brasil. Assim, é de nossa responsabilidade divulgar as formas de identificar e evitar esses casos”, ressalta o prof. Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM.