REGIONAIS

03/09/2019 - Setembro Amarelo: conheça a programação de Campinas

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Regional da APM, lançou a programação para a campanha Setembro Amarelo, que acontece de 15 a 19 de setembro, envolvendo diversos temas que englobam a valorização da vida.

Setembro é conhecido por ser o mês que representa oficialmente a prevenção ao suicídio. O assunto já foi um grande tabu e ainda é um tema delicado, que merece atenção redobrada de profissionais especializados para oferecer amparo e suporte a quem precisa.  

Desta forma, o Departamento de Psiquiatria e o Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC realizam uma série de atividades que buscam sinalizar a importância do debate sobre o tema.

Na abertura, que acontece dia 15 de setembro, a partir das 9h30, os participantes se encontrarão no Portão 1 da Lagoa Taquaral para a distribuição de camisetas da Campanha, participação da roda de conversa “Espiritualidade e Musicoterapia” e Caminhada na Lagoa.

No dia 16, às 19h, haverá a Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio SMCC, com apresentação de Eduardo Teixeira, coordenador do Departamento de Psiquiatria, e às 19h30 a professora de Psiquiatria Karina Barbi ministra a palestra “Burnout e risco de suicídio em profissionais de Enfermagem”.

Enquanto isso, no dia 17, o encontro gira em torno do tema “Mídias sociais e abordagem preventiva”. A partir das 19h, o psiquiatra e coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC, Fábio Martins, entrevista profissionais e blogueiros para a abordagem do tema; o psiquiatra e psicoterapeuta Jorge Simião apresenta a palestra “Suicídio e Redes Sociais”; e uma série de profissionais se unem para a palestra “Processos autodestrutivos e luto”.

No dia 18 de setembro, as palestras discutem “Prevenção ao suicídio: das estratégias públicas à prática clínica” e “Escuta qualificada e acolhimento ao jovem em sofrimento psíquico.

Já no dia 19, quinto e último dia de evento, há o 1º Encontro do Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas e o debate “Espiritualidade em Saúde”, que reúne os tópicos “Fantasias inconscientes e aspectos socioculturais” e “Aspectos da renúncia da Vida: Cultura, religião e suicídio”.

Algumas atividades possuem inscrição obrigatória, vagas limitadas e pagamento para não associados. Para saber mais, clique aqui.