REGIONAIS

20/09/2019 - Setembro Amarelo em Campinas trata de “Mídias sociais e a abordagem preventiva”

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Regional da APM, está realizando uma série de atividades voltadas ao público com o objetivo de conscientizar sobre o Setembro Amarelo, mês oficial da prevenção ao suicídio.

Desta forma, na última terça-feira, 17 de setembro, promoveu o evento “Roda da Vida”, debatendo o tema “Mídias Sociais e a abordagem preventiva”. Ele foi aberto ao público geral e reuniu blogueiros, profissionais da Saúde, médicos associados e acadêmicos, se caracterizando pela sua dinâmica e sensibilidade.

Em formato de roda de conversa e através de transmissão ao vivo pelo Facebook, estiveram presentes os pais de uma jovem que perdeu a vida, explicando a importância de ter um grupo de ajuda para enfrentar a perda; a psicóloga Jéssica da Silva Silveira, que falou sobre os processos autodestrutivos e a importância de proteger a família; o psiquiatra Jorge Simião, especificando como é possível fazer uma abordagem preventiva nas mídias sociais; e a psicóloga Karen Scavacini, uma das idealizadoras da Campanha de Prevenção ao Suicídio do Facebook, reforçando o poder da internet em unir pessoas, entre outros participantes.

“Mais uma vez, nossa vontade de propagar e atingir quem pudermos com a mensagem de que devemos fazer o possível para evitar uma morte por suicídio foi bem-sucedida. Agradeço imensamente a todos da linha de frente na Roda da Vida, que foram incríveis!”, resumiu Carmen Sylvia Ribeiro, uma das responsáveis pela programação do Setembro Amarelo da SMCC.