O QUE DIZ A MÍDIA
15/10/2021 - SP mantém obrigatoriedade de máscaras até novembro
A Prefeitura de São Paulo decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras contraa Covid na capital pelo menos até meados de novembro. Na semana passada, a gestão municipal tinha cogitado flexibilizar a regra em locais públicos, sob críticas de especialistas e autoridades da área da Saúde.
Em entrevista coletiva ontem, porém, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que as medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras e o distanciamento, seguem em vigor pelo menos até 10 de novembro, quando será feito um novo estudo sobreocenário da pandemia na capital paulista.
— Baseado nos estudos recomendados pela Secretaria da Saúde, a cidade de São Paulonãovaifazer aliberaçãocom relação a exigência do uso das máscaras — disse o prefeito.
O governo de São Paulo ea prefeitura do Rio também chegaram a anunciar que estudavam a medida, mas ainda não divulgaram nenhuma decisão nesse sentido. A possibilidade de flexibilização do uso de máscaras era vista com preocupação por especialistas.
Na semana passada, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou uma nota defendendo a obrigatoriedade. No texto, o órgão citou como a flexibilização levou ao aumento de casos em países que dispensaram a proteção.
Naentrevista coletiva de ontem, a Prefeitura de São Paulo anunciou ainda a suspensão do distanciamento obrigatório entre cadeiras em salas de teatro e cinemas da capital paulista. Até então, esses estabelecimentos só podiam funcionar mantendo espaçamento mínimo de um metro entre as pessoas. O uso de máscaras continua obrigatório.
—A partir de amanhã está liberado o distanciamento de um metro entre cadeiras em teatros e cinemas, porém continua obrigatório o uso da máscara — afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
Aorientação é que os estabelecimentos solicitem ao público o comprovante de vacinação, que pode ser obtido pelo aplicativo E-saúde. Ele é obrigatório na cidade para eventos com mais de 500 pessoas.
O distanciamento obrigatório também será suspenso a partir do dia 25 nas escolas. Segundo Ricardo Nunes, com isso cairá a necesEDILSON DANTAS/07-05-2020 Indispensável. Passageiros do metrô de São Paulo com máscaras, em maio de 2020; item deixará de ser obrigatório sidade de revezamento de frequência de alunos.
Além disso, ele afirmou que a cidade solicitará o envio de doses para reforço de profissionais da Educação.
— Vamos enviar ofício ao Ministério da Saúde solicitando a vacinação dos profissionais de educação com o reforço, assim como fizemos coma Saúde — disse Nunes.
A capital paulista alcançou ontem 86% da população adulta vacinada com as duas doses contraa Covid. Neste sábado, será realizado um “dia VP? de vacinação para atender, principalmente, as pessoas que estão em atraso com a segunda dose da imunização.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, 530.925 pessoas ainda não retornaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal.
Fonte: O Globo