O QUE DIZ A MÍDIA

01/09/2021 - SP registra primeira morte pela variante Delta no estado

O estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira a primeira morte provocada pela variante Delta, que ocorreu na cidade de Piracicaba.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) está investigando os detalhes.Segundo a Secretaria de Saúde de Piracicaba, a vítima é uma mulher de 74 anos que tinha comorbidades, entre elas Alzheimer, e estava acamada há três anos devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A paciente já havia recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Outros cinco casos da variante foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica municipal na última segunda-feira, sendo dois homens e três mulheres, das idades de 10, 16, 41, 51 e 52 anos. Todos estão sendo monitorados pela prefeitura.

A morte deixa autoridades em alerta, uma vez que, no Rio de Janeiro, a Delta já estaria causando aumento no número de casos e mortes. A média móvel de óbitos pela Covid-19 no estado teve uma alta de 33% em relação a duas semanas atrás. A própria Secretaria estadual de Saúde considera que o recente aumento do número de casos no Rio de Janeiro pode se espalhar num futuro próximo para outras partes do Brasil, um fenômeno que a pasta já atribui à ação da variante Delta.

No entanto, em São Paulo, a variante Gama segue sendo a forma predominante do vírus Sars-CoV-2. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, de 2.215 amostras analisadas, 1.410 eram variante Gama, 764 da Delta, 38 da Alfa e 3 da Beta. Nas redes sociais, o secretário de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, afirmou que as outras cinco pessoas infectadas pela variante estão sendo monitoradas e passam bem.

— Essa variante é mais contagiosa do que as outras e precisamos da ajuda de todos para continuarmos com distanciamento, uso da máscara e de álcool em gel — disse ele aos moradores da cidade.

Fonte: O Globo