ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17/06/2019 - Telemedicina: diretor da APM reúne médicos em Taubaté

Para explicar o papel da tecnologia na área médica e a atuação da Associação Paulista de Medicina, em 13 de junho, o diretor de Tecnologia de Informação da APM, Antonio Carlos Endrigo, esteve presente na Regional de Taubaté para ministrar palestra sobre Telemedicina. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes.

Ele falou sobre o projeto Idoso Bem Cuidado, uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar, em parceria com a Associação, que começou a ser discutida em abril de 2016.  Trata-se de uma plataforma DataOpera que propõe centralizar em rede as principais informações de saúde dos idosos em um sistema eletrônico que facilitará o acesso de profissionais em toda a rede privada, com segurança máxima e permissão do paciente.

Em seguida, expôs aos presentes o Global Summit Telemedicine & Digital Health, que ocorreu entre 3 e 6 de abril no Transamerica Expo Center. “A ideia do congresso foi criar um ambiente de debate com diversos especialistas nacionais e internacionais, além de conhecer como vários países que utilizam a Telemedicina. Assim, o nosso intuito é disseminar essas experiências à classe médica brasileira para que juntos possamos tomar a decisão de qual seria a melhor resolução para nós”, disse Endrigo.

Por fim, falou da Resolução do Conselho Federal de Telemedicina º 2.227/2018, que define e disciplina a área como forma de prestação de serviços médicos mediados por tecnologias, publicada em fevereiro deste ano. Após polêmicas de entidades sobre alguns pontos do documento, o CFM decidiu revogar em 22 de fevereiro a decisão.

A APM reuniu associados e representantes das sociedades de especialidades para propor modificações ao texto em 15 e 22 de fevereiro e 1º de março, e encaminhou as sugestões ao CFM.

Endrigo avaliou positivamente a reunião. “Não senti hostilidade em relação ao tema. Os médicos estavam muito interessados em aprofundar o conhecimento, com perguntas importantes e trocas de informações. A minha sensação é de que a nossa classe profissional está preocupada em entender o que vai acontecer com o atendimento no consultório, por exemplo. E a nossa entidade tem trabalhado nisso, procurando uma ferramenta para que o médico possa praticar a Telemedicina quando for autorizada pelo Conselho Federal de Medicina”, finaliza.

O 3º Diretor Distrital e presidente da Regional de Taubaté, Camillo Soubhia Júnior, recepcionou os participantes.

Galeria de Imagem