ARTIGOS
07/06/2009 - Ultrassonografia Pélvica
A ultrassonografia é utilizada para se observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região) e também para acompanhar o desenvolvimento da gestação.
Os exames são realizados por um médico especializado na interpretação das imagens. Há duas técnicas para se observar os órgãos da pélvis: técnica suprapúbica (em que o transdutor é colocado em cima da pele do abdome baixo) e transvaginal ou endovaginal (em que se coloca o transdutor dentro da vagina).
Preparação do paciente
Para a técnica suprapúbica, o paciente deve tomar cerca de 4 a 6 copos de água 1 hora antes do exame, porque a bexiga cheia desloca os intestinos, facilitando o alcance dessa área pelas ondas ultrassônicas, possibilitando um bom exame.
Para a técnica transvaginal, dependendo da história da paciente, o médico poderá ou não recomendar o preparo. Essa técnica não pode ser usada em pacientes.
Como é o procedimento?
Para o exame transvaginal, a paciente deita-se em uma maca especial e dobra os joelhos para o médico introduzir o transdutor na sua vagina.
Para o exame suprapúbico, o médico coloca um gel em seu abdome para melhor deslizar o transdutor. Durante o exame, o paciente poderá sentir um certo incômodo pela bexiga cheia, o que é natural para se obter boas imagens.
Quando terminar o exame, você poderá urinar. O exame leva de 20 minutos a 1 hora e não provoca nenhuma dor.
Ultrassonografia abdominal
Este exame utiliza ondas de ultrassom para obter imagens dos órgãos abdominais e retroabdominais, tais como fígado, vesícula, rins, suprarrenais, pâncreas, baço e todos os outros órgãos que estão dentro do abdome.
Preparação do paciente
A preparação pode começar na véspera do exame e necessita de uma dieta especial. Um laxante ou outro medicamento, para ajudar a limpar os intestinos e reduzir os gases, pode ser recomendado.
Permaneça em jejum até a realização do exame. Chegue ao local do exame meia hora antes. O médico pode, ainda, fazer outras solicitações relacionadas ao seu caso em particular.
Como é o procedimento?
O paciente deita-se em uma maca especial. O médico coloca um gel em seu abdome para deslizar melhor o transdutor em sua pele. Quando for obter as imagens, o médico lhe pedirá que permaneça imóvel e prenda a respiração.
Siga as instruções e mantenha a calma. Isso contribui para o êxito do exame. O exame dura de 15 minutos a 1 hora e é indolor.
Ultrassonografia Doppler
É um exame que utiliza ondas sonoras para criar imagens e sons do fluxo sanguíneo das suas artérias e veias. Pode detectar estreitamentos ou entupimentos das artérias, ou coágulos de sangue nas veias.
Ele pode ser feito no pescoço, pernas e braços, além de, também, ter utilidade em todos os casos em que seja importante checar o fluxo sanguíneo, como por exemplo, na placenta e vasos umbilicais, durante a gestação.
Preparação do paciente
É importante contar ao médico que vai realizar o exame se você já teve derrame e/ou sintomas com perda temporária da força, memória, fala ou visão.
Como é o procedimento?
O transdutor, aparelho que emite ondas sonoras, é colocado sobre o local que deve ser examinado. Essas ondas captam o movimento do sangue, visto na tela do computador em forma de imagem. O exame leva de 20 minutos a 1 hora e é indolor.
Resultado dos exames
Todos os exames ultrassonográficos geram um relatório. Esse relatório é encaminhado ao médico responsável pelo paciente que, dependendo do resultado, o orientará sobre o que fazer.
Riscos dos exames
Os exames não emitem radiação e não provocam danos à saúde.
Depois dos exames
Terminado o exame, você poderá voltar à sua vida normal.
Fonte: Elisabete Fernandes Almeida
CRM 44.022