O QUE DIZ A MÍDIA
24/06/2018 - Vacina da gripe: municípios com estoque ampliam grupo com indicação de dose gratuita
O Ministério da Saúde informa que os municípios que ainda tiverem doses de vacina contra a gripe podem ampliar a vacinação para crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos a partir desta segunda-feira (25). Oficialmente, a campanha de vacinação contra o influenza acabou na sexta (22).
Durante a vigência da campanha nacional, a vacina estava sendo destinada para crianças entre 6 meses e 5 anos e para idosos a partir de 60 anos -- além de outros grupos prioritários (veja abaixo).
A ação já estava prevista pela pasta e 17 capitais com estoques da vacina já haviam anunciado na sexta-feira (22) a expansão da cobertura e da campanha de vacinação enquanto houvesse estoques do imunizante.
Confira a atualização dos grupos com recomendação (imunização agora depende do estoque de cada cidade):
1. Professores da rede pública e privada;
2. Profissionais de saúde;
3. Crianças entre 6 meses e nove anos;
4. Gestantes;
5. Mulheres com parto recente (com até 45 dias);
6. Adultos entre 50 e 59 anos;
7. Idosos a partir de 60 anos;
8. Povos índigenas;
9. Portadores de doenças crônicas;
10. População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).
Aqueles grupos com recomendação que ainda não se vacinaram também podem continuar procurando os postos de saúde, diz o ministério. Agora, no entanto, a imunização vai depender da disponibilidade da vacina.
“Foram dois meses de oportunidade exclusivamente para o grupo prioritário se vacinar. Agora, a recomendação é que as doses sejam disponibilizadas também para esses outros públicos”, diz Gilberto Occhi, ministro da Saúde, em nota.
Coberturas vacinais da campanha
Entre os grupos da campanha até o dia 22, as crianças haviam registrado a menor cobertura, informa o Ministério da Saúde. Confira, abaixo, a taxa de cobertura por grupo até o dia 21 de junho.
Por: G1
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha