REGIONAIS

11/02/2020 - Vitória dos médicos de Araras em impasse com a Santa Casa

Ao longo de 2019, os médicos de Araras e região enfrentaram um grave problema. O atraso de quase um ano e meio nos pagamentos de salários por parte da Santa Casa do município resultou em denúncias e diversas tentativas de negociações pelos direitos trabalhistas dos profissionais. Felizmente, a intervenção da Associação Paulista de Medicina contribuiu para um acordo e desfecho favorável ao caso.

“Dos R$ 6 milhões que a Santa Casa estava devendo, concordaram em pagar à vista R$ 2 milhões e parcelaram o resto em 24 vezes. Além disso, conseguimos um acordo com a Prefeitura, que também tinha deixado de pagar os médicos por dois meses”, detalha a presidente da Regional de Araras da APM, Julia Martins Bonilha Spirandeli.

O processo de mobilização dos médicos para alcançar esta vitória ocorreu por meio de etapas. Elas foram divididas entre conversas com o provedor da Santa Casa, que concordou em fazer ajustes dentro da instituição, e liberações de verba do atual Governo para os pagamentos atrasados – que até então seriam utilizadas para melhorias internas no hospital.

De acordo com a presidente da APM Araras, é importante ressaltar que todo o processo foi feito apenas com negociações, sem paralisação do trabalho. A conquista beneficia cerca de 150 médicos da região, dos quais quase 50% são associados.

“Alguns já eram associados, e outros acabaram se associando por conta da nossa atuação neste caso. São médicos bastante interessados no associativismo agora, que perguntam quando vai ter reunião da APM, querem participar. Conseguimos fazê-los entender a necessidade de trabalhar em grupo”, finaliza Julia.