ÚLTIMAS

14/12/2017 - Voluntários da APM entregam brinquedos no tradicional Alegrando a Santa Casinha

Visando desenvolver atividades de humanização hospitalar, o projeto ”Alegrando a Santa Casinha”, criado pela Associação Paulista de Medicina em 2008, levou mais uma vez alegria e esperança para as crianças internadas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e também aos seus familiares e acompanhantes.

A edição deste ano ocorreu na última quinta-feira, 14 de dezembro. Um time de voluntários formado por colaboradores da APM visitou a enfermaria, leitos da pediatria e a UTI. E conforme passavam, distribuíam brinquedos (para crianças desde 0 até 15 anos), como presente de Natal. Os 180 brinquedos foram doados pelas empresas Mattel e Fisher Price.

Além dos voluntários, interagiram com os pequenos o palhaço Cebola, a macaquinha Chiquinha, uma dupla de músicos e o Papai Noel, que não poderia faltar. A turma da Mônica também marcou presença na festinha.

“Eu acho que realizar uma ação filantrópica nesse sentido de oferecer brinquedos para as crianças, cantar músicas, dar um momento de felicidade e ajudar na humanização do ambiente hospitalar é o mínimo que a gente pode fazer em uma data tão representativa como o Natal”, comentou Evangelina de Araujo Vormittag, diretora de Responsabilidade Social da APM, departamento responsável pelo projeto.

Rita de Cássia Bomi Zanollo, responsável pelo Centro Integrado de Humanização da Santa Casa, falou sobre a importância da iniciativa. “Projetos como este são de grande importância, pois tiram o foco da doença e permitem com que os pacientes tenham mais foco na recuperação. Inclusive é até perceptível a maior rapidez na recuperação das crianças quando elas recebem uma atenção e uma dose de alegria como esta.”

 

Alegria e gratidão

Avó do pequeno Murilo Rodrigo, de 4 anos, a dona de casa Isabel Paulina dos Santos Quirino da Silva gostou tanto da visita quanto o neto: “Às vezes, as crianças estão desanimadas, mas aí veem uma coisa diferente e já se sentem melhor. O Murilo se alegrou muito com a festa, a música e o Papai Noel. Hoje mesmo ele estava um pouco entediado, mas quando recebeu a visita e os presentes já ficou animado. Até eu me animei”.

O mesmo sentimento foi compartilhado por Tatiana Rodrigues da Cruz, funcionária pública e mãe da Maria Augusta, de 8 anos. “Ela estava tão ansiosa pela visita que até escreveu cartinha para o Papai Noel quando soube que ele viria. Pediu bicicleta, boneca e várias outras coisas. Projetos assim são muito importantes, pois além de ajudar as crianças, ajudam a nós pais. Muitas vezes estamos tristes e desanimados e uma festa nos alegra.”

Para os familiares e acompanhantes, foram distribuídas 125 cartas com mensagens de apoio e perseverança - escritas pelos funcionários da APM. E junto com elas, eles receberam kits de higiene com cremes dentais, escovas e sabonete, doados pela Colgate.

Fotos: Marina Bustos

Galeria de Imagem