A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vetou a aplicação da vacina contra Covid-19 CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, para brasileiros de 3 a 17 anos de idade. A decisão ocorreu por unanimidade em reunião da diretoria nesta quarta-feira (18).
O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta quarta-feira (18) que vai reduzir o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer em São Paulo. O adiantamento, no entanto, depende de o governo federal enviar ao estado mais unidades do imunizante contra a Covid-19.
O nariz escorre, a cabeça dói, a garganta arranha: será que é Covid, resfriado, gripe, alergia ou sinusite? A dúvida logo preocupa quem identifica em si ou em uma pessoa próxima esses sintomas. E não é para menos, alertam médicos. O coronavírus, principalmente no começo da infecção, facilmente se confunde com esses problemas já bem conhecidos pela população e, com a chegada da variante Delta ao Brasil, a indefinição tende a ser ainda maior.
As vacinas de vírus inativado, incluindo a Coronavac, apresentaram proteção entre 69,5% até 77,7% contra pneumonia causada pela Covid-19 frente a uma infecção com a variante delta. A proteção para casos graves de Covid-19 provocados pela delta foi mais alta.
Já adotada em países como Estados Unidos, Canadá e Chile, imunização de menores de 18 anos começa nesta quarta-feira, 18, no Estado de São Paulo.