A forma como os médicos recomendam o uso de antibióticos pode ser a causa da resistência bacteriana. É o que sugere uma nova pesquisa, publicada no periódico científico British Medical Journal (BMJ). Os cientistas concluíram que os pacientes devem ser encorajados a tomar o medicamento até se sentirem melhores a fim de evitar o uso excessivo.
O consumo frequente de álcool está associado a um risco mais reduzido de diabete em homens e mulheres, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Dinamarca. A pesquisa teve seus resultados publicados em 27 de julho, na revista científica Diabetologia, da Associação Europeia de Estudos de Diabete.
Um novo estudo mostrou que as dietas com alto teor de açúcar, ligadas ao consumo de refrigerantes e doces, podem estar associadas a um maior risco de problemas mentais comuns, como ansiedade e depressão leve. A pesquisa foi feita com homens.
Os médicos costumam descobrir se determinado medicamento é realmente eficaz para o paciente, ou se a relação entre o benefício e os efeitos colaterais é vantajosa, apenas depois que o tratamento começa. E, muitas vezes, a constatação demora a ser feita. Ainda pouco difundidos no Brasil, os testes farmacogenéticos - comuns nos Estados Unidos e na Europa - são uma ferramenta para ajudar o profissional a definir a terapia.
Seis Estados brasileiros --Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Roraima e Tocantins-- registraram um aumento nos casos de chikungunya entre 1º de janeiro e 24 de junho de 2017 e já ultrapassaram os números do ano inteiro de 2016. No período, foram confirmadas 51 mortes e outras 34 ainda estão em investigação. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em 27 de julho.