O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisNo mundo pandêmico, sentir-se cansado e esgotado parece algo cada vez mais comum, em especial para os médicos e profissionais de Saúde. Nesse contexto, a celebração do Setembro Amarelo, mês de conscientização e de prevenção ao suicídio e à síndrome de burnout, parece ainda mais importante.
Na última sexta-feira, 27 de agosto, a Associação Paulista de Medicina realizou mais uma edição virtual do Cine Debate de 2021, coordenado pelo psiquiatra e psicoterapeuta Wimer Bottura Júnior. O filme escolhido para debate foi “Professor Polvo”, vencedor do Oscar 2021 de melhor documentário de longa-metragem.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, respondendo a ofício encaminhado pela Associação Paulista de Medicina, orientou aos médicos e aos profissionais da Saúde de São José do Rio Preto a entrarem em contato imediato com a polícia, por meio do telefone “190”, quando vítimas ou testemunhas de episódios de violência. O órgão afirmou, ainda, que os postos de saúde do município são munidos de câmeras de vigilância, monitoradas pela Guarda Civil Municipal.
No próximo dia 2 de setembro, a partir das 14h, os presidentes da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, e da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, estarão presentes em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados para debater a qualidade do ensino nos cursos de Medicina no Brasil.
A Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde, capitaneada pela Associação Paulista de Medicina (APM), realizou mais três encontros com operadoras durante esta semana. No dia 24, as reuniões foram com representantes da Unimed Seguros e da Gama e, no dia 25, com a Bradesco Saúde.