O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisO trabalho precoce traz diversas consequências para a saúde física e mental de crianças e adolescentes, de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Entre 2011 e 2019, foram registrados no País 5.746 casos de trabalho infantil no Sinan Violências, o que representa um aumento de 441% - de 206 em 2011 para 1.114 em 2019.
No período entre 2014 e 2019, seis surtos de doenças ou agravos com suspeita inicial de veiculação hídrica foram identificados nos municípios de Gouveia (Minas Gerais), São Marcos e Santa Maria (Rio Grande do Sul), Brasília (Distrito Federal), Cascavel (Paraná) e Vila Velha (Espírito Santo). As informações são de Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
De acordo com dados do Mistério da Saúde, as lesões de trânsito causaram 1,35 milhão de mortes no mundo em 2016, sendo a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. O risco de morte por lesões de trânsito foi mais elevado em países de baixa renda. Entre os que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em 2019, as maiores taxas de mortalidade para lesões no trânsito foram registradas na África do Sul (34,6/100 mil habitantes) e no Brasil (20,5). Já a Europa apresentou taxa de 8,9.
Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, publicados em boletim epidemiológico, em 2021, 456 casos de sarampo já foram confirmados. sendo 354 por critério laboratorial e 102 por critério clínico-epidemiológico. Até o dia 5 de julho, dos 1.170 casos suspeitos de sarampo, 547 casos foram descartados e 167 permanecem em investigação.
A Associação Médica Brasileira (AMB) tem acompanhado todos os debates sobre Reforma Tributária em Brasília. Até agora, o que vimos no Congresso Nacional, causa-nos preocupação e certa decepção.