O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisPsicóloga de formação e presidente da instituição que leva o nome do irmão e atua para expandir as formas de ensino a crianças e adolescentes, Viviane Senna avalia a Educação e Saúde do Brasil
No dia 4 de junho, a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Pediatria tomou posse oficialmente – de acordo com a última edição da Demografia Médica, 71,7% dos pediatras brasileiros são mulheres.
Doutora em Ciências e Tecnologias da Saúde, com especialidade em Educação e Comunicação em Ciências da Saúde, docente da Universidade de Lisboa e presidente ex-officio da AMEE (International Association for Medical Education), Madalena Folque Patrício participou do 10º Congresso Paulista de Educação Médica, realizado na Famema em maio.
Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e especializado em Psiquiatria, Guido Arturo Palomba atua há 42 anos na área forense. Foi médico-chefe do antigo Manicômio Judiciário de São Paulo de 1975 a 1985, onde, segundo ele, "nasceu profissionalmente, engatinhou, aprendeu os primeiros passos e andou sozinho”. É perito nos tribunais judiciários paulistas desde 1975.
Em abril deste ano, Mauro Gomes Aranha de Lima assumiu a presidência do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo pelos próximos 15 meses, Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP e delegado da APM pela capital, agora à frente do Cremesp, sua diretoria tem como prioridades lutar pelo fortalecimento da Medicina inclusiva defendendo os interesses médicos, respaldados pelos anseios coletivos; consolidar a avaliação dos profissionais recém-formados: além de estreitar laços com outros profissionais da Saúde, especialmente para desenvolver trabalhos conjuntos de combate à violência.