O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisNesta segunda-feira, 10 de maio, os diretores de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury e Roberto Lotfi Jr., conduziram mais uma reunião com os médicos do interior com o intuito de mobilizar os profissionais em todo o estado. Dessa vez, o encontro ocorreu com os representantes da 14ª Diretoria Distrital da entidade, que tiveram a oportunidade de discutir pontos em comum de reivindicações na saúde suplementar.
No dia 3 de maio, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) da Associação Paulista de Medicina realizou uma entrevista com Carlos Carvalho - Pneumologista, Prof. Titular do HCFMUSP, Chefe do Comitê de UTI do Complexo do HC e membro do Centro de Contingenciamento de Covid do SES-SP. As perguntas foram feitas por Eduardo D'Aguiar, membro da Governança do Programa.
Para debater o ciclo do aperfeiçoamento contínuo do processo (PDCA), Diagrama de Ishikawa e outros temas, no dia 6 de maio, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) - da Associação Paulista de Medicina - realizou webinar com o palestrante Jackson Vilela, médico voluntário do CQH e participante do Grupo de Benchmarking Qualidade.
De acordo com dados publicados no Boletim Epidemiológico mais recente da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, entre as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 13 de 2021, 729 casos suspeitos de sarampo foram notificados.
Entre 1º de abril de 2020 e 17 de abril de 2021, conforme dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, o Brasil teve notificação de 903 casos confirmados da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), temporalmente associada à Covid-19, em crianças e adolescentes de até 19 anos. Ao todo, 61 deles evoluíram para óbito.