O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisEntre outras funções, foi professora associada do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e professora titular do Instituto de Biociências da USP, além de membro honorária da Academia de Medicina de São Paulo
Na última terça-feira, 27 de outubro, a Associação Paulista de Medicina transmitiu mais uma edição da Sleep Talks, série de lives sobre Medicina do Sono que a instituição promove em seu Instagram. Os especialistas voltaram a debater a apneia obstrutiva do sono (AOS), mas focando, desta vez, nas crianças e adolescentes.
Na última quarta-feira, 28 de outubro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou a revogação do Decreto 10.530, que estimulava estudos e parcerias entre poder público e iniciativa privada na construção, modernização e operação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
No dia 16 de outubro, o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, participou do “XIV Seminário virtual sobre responsabilidade médica”, organizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Na ocasião, ele ministrou a palestra “Telemedicina pós-pandemia, oportunidades e ameaças”, moderada pela presidente do Cremeb, Teresa Cristina Santos Maltez.
Nesta segunda-feira, 26 de outubro, a Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde voltou às atividades ao se reunir com a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas-SP). O encontro serviu para que fossem apresentadas as principais demandas da classe médica na saúde suplementar – cujo item principal é a solicitação de reajuste de 13,5% nos procedimentos.