O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia Mais“O que importa para você?”. O questionamento é inspirando no movimento internacional de cuidado centrado na pessoa intitulado “What Matters to You?”, que objetiva entender o que é mais importante para o paciente, levando em consideração as melhores práticas e experiências hospitalares. E na noite da última quarta (9), o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) - da Associação Paulista de Medicina - realizou uma roda de conversa com especialistas no assunto.
Na última quarta-feira (9), a Academia de Medicina de São Paulo (AMSP) e a Associação Paulista de Medicina (APM) debateram o tema “Papel do point of care na prática clínica” na Tertúlia Acadêmica, que teve como palestrante Giovanni Guido Cerri, ex-secretário estadual da Saúde de São Paulo, professor livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro emérito e Conselheiro Científico da AMSP.
Na última quarta-feira (10), o impacto assistencial e econômico na rede hospitalar e as mudanças repentinas no sistema de Saúde, brasileiro e mundial, foram os temas debatidos no Webinar da Associação Paulista de Medicina. Apresentado por José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, teve os diretores Paulo Manuel Pêgo Fernandes (Científico), Álvaro Atallah e Paulo De Conti (Economia Médica e Saúde Baseada em Evidências) como mediadores e transmissão pelo YouTube.
A Associação Paulista de Medicina lamenta o falecimento de Augusto Cesar Monteiro, que ocupava o posto de delegado pela capital na entidade. O velório e o sepultamento ocorreram nesta terça-feira, 8 de junho, no Cemitério do Morumby.
Bubônica, septicêmica e pneumônica são as três frequentes formas de manifestação de peste, doença contagiosa causada pelo bacilo gram-negativo Yersinia pestis. De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em Boletim Epidemiológico, mesmo com o último caso humano brasileiro registrado em 2005, existem ainda duas áreas com focos naturais preponderantes: região Nordeste e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.