O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisO médico e deputado federal Luiz Antonio Teixeira Júnior (Dr. Luizinho) apresenta Projeto de Lei nº 1420/2021, nesta quinta (15), instituindo a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como referência para a remuneração de honorários e procedimentos médicos no Sistema Único de Saúde.
Na última segunda-feira, 12 de abril, a Diretoria de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina deu prosseguimento aos encontros com os representantes do interior, ao se reunir virtualmente com os médicos da 11ª Distrital. O intuito desse trabalho é entender a realidade profissional das Regionais da APM, buscando um ponto em comum de reivindicações e unificação da classe médica.
O Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), da Associação Paulista de Medicina, está promovendo o Curso de Avaliadores 2021.
Entre a semana epidemiológica de 1 a 9 de 2021, foram notificadas 557 ocorrências de sarampo no País. Amapá, com 224 (95,3%), Pará, com 6 (2,6%) e São Paulo, com 5 (2,1%) são os estados que permanecem com a circulação ativa do vírus. O estado amapaense ainda se destaca com a maior incidência, com 36,36 casos por 100 mil habitantes. Os dados são de Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
Após grande pressão da Associação Paulista de Medicina e de outras entidades médicas, até o momento, o Congresso Nacional não apreciou a matéria do Revalida “light”, fato denunciado pela instituição no último dia 1º de abril. No entanto, com a chance de que o tema seja colocado em votação nas próximas semanas, a APM reitera que é contrária à possibilidade e que permanecerá vigilante.