O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisO Brasil registrou, no período de 2016 a 2021, a confirmação de 173 casos de raiva em cães domésticos e cachorros-do-mato, com maior frequência nos anos 2017 e 2018. E nos últimos dois anos, foi notificada a doença em humanos, transmitida por canídeos silvestres (Cerdocyonthous), no Nordeste. Os dados são de boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Os associados que precisarem entrar em contato com a APM neste período poderão fazê-lo por meio do telefone/WhatsApp (11) 3188-4200 e/ou e-mail central.relacionamento@apm.org.br - de forma que as mensagens serão respondidas entre os dias 27 e 30/12 por equipe de plantão.
Na noite da última segunda-feira, 20 de dezembro, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas realizou webinar para debate do tema “Avaliação do Ensino Médio”, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom e YouTube.
Finalizando a série de 2021 de encontros virtuais para debate de temas relevantes e atuais da Medicina, a Associação Paulista de Medicina realizou webinar sobre “Alterações oftalmológicas na Síndrome Pós-Covid-19 e O Meio Ambiente e a Medicina”, na noite da última quarta-feira, 15 de dezembro. Apresentado por João Sobreira de Moura Neto, 1º vice-presidente da APM, o encontro foi moderado por Roberto de Mello, presidente da APM Assis, e Jorge Carlos Machado Curi, diretor de Responsabilidade Social da APM Estadual.
No dia 17 de dezembro, a Associação Paulista de Medicina - Americana reuniu médicos para discutir os problemas administrativos do Hospital Municipal Americana. Sobrecarga de trabalho para o clínico de plantão socorrista, alteração de escala e transferência de local de atuação, trazendo prejuízo ao exercício médico, foram os pontos abordados. O diretor de Defesa Profissional da APM Estadual, Marun David Cury, foi um dos participantes.