O Procon-SP anunciou, na última quinta-feira, 10 de fevereiro, que está estudando ingressar com ação judicial contra a Amil para impedir a transferência da carteira de usuários à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, também foi enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício exigindo explicações sobre a comercialização.
Leia MaisEm janeiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida e Notredame/Intermédica, após recomendação de prosseguimento da Superintendência Geral da autarquia.
Leia MaisCom o retorno das atividades legislativas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) retomam a vigilância aos projetos que envolvem mudanças na saúde suplementar e nas regras dos planos de saúde que tramitam no Congresso Nacional.
Leia MaisO trecho suprimido diz que os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, respectivamente, com titulação de especialista em Medicina do Tráfego e em Psicologia do Trânsito, conferida pelo respectivo conselho profissional.
Entre 2015 e 2020, o Brasil teve 3.577 casos confirmados de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ). No mesmo período, foram 19.622 casos suspeitos. A informação foi publicada no mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde.
De acordo com dados recém-divulgados pelo Ministério da Saúde em Boletim Epidemiológico, entre os meses de julho de 2020 e janeiro de 2021, foram notificadas 574 epizootias em primatas não humanos (macacos) suspeitas de febre amarela, das quais 37 foram confirmadas por critério laboratorial.
Na última quinta-feira (11), o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) realizou mais um webinar, desta vez sobre Mitos e Verdades dos Projetos Hospitalares, com palestra da arquiteta Paula Fiorentini.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados 202.185 novos casos de hanseníase no mundo. Desses, 27.864 ocorreram no Brasil. Os dados são de 2019 e foram recém publicados em Boletim Epidemiológico do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.